Ser professor hoje é ser facilitador do estudante para a busca e
a construção do conhecimento; é ser o mediador dotando o aluno de
estratégias para uma aprendizagem adequada, pois no ritmo das
mudanças tecnológicas em que vivemos não podemos prever quais
deverão ser os conhecimentos específicos que os estudantes
precisarão dominar para enfrentar as demandas que lhes são
colocadas, possibilitando assim a formação de futuros cidadãos,
aprendizes flexíveis, eficazes, e autônomos.
Sou uma professora que através de constante formação continuada
tento me enquadrar neste novo paradigma de construção do
conhecimento, de não ser um mero repassador de conteúdos
ultrapassados e que não geram desejo, interesse e construção de
novos conhecimentos para o estudante.
Está acontecendo tudo de uma forma tão rápida, tão objetiva
e ao mesmo tempo tão diferente da forma como nós outrora
aprendemos. Acredito que hoje a nova cultura da aprendizagem requer
que aprendamos a ensinar aos estudantes, a partir das diferentes
áreas do conhecimento, cinco tipos de capacidades para a gestão
metacognitiva do conhecimento, ou seja, as competências para a
aquisição de informações, a interpretação, a análise, a
compreensão e posteriormente a comunicação da informação. Enfim,
requer apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se
com o conhecimento. E isto tudo é um desafio para nós professores
nas próximas décadas.
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